terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O Tenente

Não é porque minha rua é um pouco inclinada ou com grandes obstáculos, mas num pequeno trecho, nunca venci um Mercedes-Benz. Minha missão diária era esperar o caminhão entrar em minha rua e dar início a uma corrida em plena na subida, eu na calçada e ele no asfalto numa disputa injusta é verdade, ele com todos seus cavalos e eu com minhas pequenas e finas pernas de mula.

Essas brincadeiras ficaram para trás, hoje já aceito meus 26 anos, todos morados aqui, na Rua Tenente Godofredo Cerqueira Leite, até hoje não sei bem quem foi esse homem, obviamente um militar, que deve ter honrado as cores da bandeira para ganhar uma rua com seu nome.

Ele de certo não, mas as vezes me pergunto se seus familiares souberam dessa homenagem, esses dias vi uma família fazendo poses para foto aqui, até pensei que pudesse ser parentes felizes por ter seu nome de família eternizado na placa de minha rua. Outras no máximo, tem o nome eternizado no SPC.

A rua até que é grande, tá de bom de tamanho a homenagem, talves um Coronel já chiasse, iria querer no mínimo mais uns 5 quarteirões, um Marechal então, não aceitaria menos que um bairro inteiro, mas o Tenente já deve estar pulando de alegria lá no céu ( Eu acho).

Uma ponta da rua dá para Avenida Sapopemba, a outra ponta dá para o início de uma favela, lá as ruas são bem diferentes da minha, estreitas e mal asfaltadas, então não tenho o que me queixar, tampouco o honrado Tenente.

Outro dia conversava com meu colega que morou no Japão e estava lá ganhando a vida na terra do sol nascente, da Toyota e do Pokémon, ele contou-me que lá muitos dos bairros são verdadeiros labirintos, que as ruas são desconexas e quando você caminha por uma rua achando que irá parar em algum lugar, você simplesmente acaba se perdendo.

A lenda conta, que lá no Japão, isso se deve aos antigos samurais, que construíam seus bairros assim propositalmente, pois quando os inimigos viessem atacar, acabariam se perdendo. Bem parecido com aqui no Brasil, afirmei para ele.

Em um futuro bastante otimista, nossos netos contarão que muitos dos bairros no Brasil, eram chamados de favelas, e tinham também o formado de labirinto, para proteger o comércio dos samurais do tráfico, assim os inimigos fardados se perdiam ao entrar nas favelas.

Também falamos das rivalidades entre nações, um fenômeno cultural, assim como Brasil e Argentina, lá a coisa também pega entre Japão e China, eu particularmente, dou graças a Deus por ser brasileiro e rivalizar com a Argentina, até porque se todos chineses pularem ao mesmo tempo, a terra sairá do eixo e com toda certeza o Japão sumirá do mapa coberto por água. Ainda bem que minha rua fica do outro lado do mundo.

9 comentários:

The Bines disse...

"Outras no máximo, tem o nome eternizado no SPC."
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!
Amei seu texto,é crítico e engraçado ao mesmo tempo!
Isso que eu chamo de humor inteligente!
bjso
tenho postagem nova também:

http://biadsm.blogspot.com/2010_02_01_archive.html

Fagnão! xD disse...

hahahaha parabéns velho!! ótima crônica a sua!! achei fodão! seu blog !! xD

passa lá no meu que também tá atualizado!! xD

http://popundergroundofgod.blogspot.com/

Phellipe disse...

KPAOKSOAPKSOPA
Muito bom mesmo !
Seu blog tá ótimo .


Quando der visita lá ↓
www.assuntosmaneiros.blogspot.com

pablo disse...

muito bom cara,engraçado demais :D
parabens pelo blog
visite o meu,seja seguidor vou seguir o teu ;D
http://futebolshoow.blogspot.com/

Ariane disse...

Muito bom seu texto e a comparação das ruas da China com as favelas do Brasil. Só descordo com o lance de ter sido alguém muito honrado para ter nome de rua, acho ridiculo ruas com nomes de coronéis, tenentes, marechais... talvez porque odeio militares! rsrs
Parabéns pelo blog.
Um abraço.

http://gazzetainsana.blogspot.com

Caio Carrara disse...

Gostei do texto, parabéns. De fato realizei uma viagem leve e ligeira lendo-o...

Calango disse...

Belo texto...

parece com os meus... gigantões pra kct....

legal...

Antiga mente eu tinha mais paciencia pra escrever bons textos... Mas agora...

' $нιяσ ! disse...

"nome eternizado no SPC" - eu ri disso D:

Ahh sim sim. adorei o texto todo..
aind amais qe tem Japão no meio
IASUHDAIUSHDAIUSHDIASU *-*

Nau sei como se encaixaria seu BLOG devidos aos seus texto..
mas achei mto interessante e divertido..
vc contando "coisas suas" e brasil e do mundo...

Adorei.. vou seguir *-*

' $hiro ! »
About My Soul
www.about-my-soul.blogspot.com
Além do que você consegue imaginar. . .
Thankful ;*

Naiara Peres disse...

gente adoreeei o post, vc falou de uma coisa taaao simples! a sua rua!
mas fico muito bom, tbm coloco ai a diferença entre os paises e ate curiosidades!
Parabens...
seguindo...