terça-feira, 26 de maio de 2009

O Sabe Tudo

Que bronca viu? Você também tem daqueles amigos sabidão? Que tem opinião formada sobre tudo, que sempre sabe uma coisinha a mais, por isso julga entender bem mais que você? São verdadeiros poços de cultura, não só brasileira como mundial, é um sujeito antenado nas novidades, está sempre inserido nos grandes acontecimentos mundiais. É aquele na sala de aula que responde a todas as perguntas do professor, e exibe aquele sorriso amarelo vitorioso para o resto da sala, é aquele colega no trabalho que sempre tem uma idéia a mais para melhorar a sua, ele adora complementar sua fala com “mas”, assim que você conclui seu raciocínio ele completa, “mas e se nós acrescentássemos isso...”.

É, não é simples vencê-los, sempre farão parte das nossas vidas, o que serve de consolo, é que nos resta à alternativa de fazer piadas jocosas dessas criaturas quase divinas, eles nunca percebem, são muito sérios para isso. Claro, faço uma ressalva para aqueles que não fazem isso por mal, mas sem querer mesmo. Na faculdade tive o prazer de estudar com uma gaúcha da gema, que tomava chimarrão e tudo, entre um chimarrão e outro ela também bebericava umas pequenas doses de conteúdo alcoólico, o que garantia alegria para toda sala, com seus comentários sempre divertidos.

Numa aula de língua portuguesa a professora colocara na lousa a seguinte frase: “Está chovendo muito” e perguntou qual advérbio, e a gaúcha respondeu com toda pompa, ciente do que estava falando, “Advérbio de tempo professora, pois está chovendo”, que saudade da gaúcha, sabia das coisas, sabia da vida, sabia ser feliz, não é como esses “sabe-tudo”, que no fundo, não sabem o quanto é bom fazer silêncio às vezes.

Escrevi tudo isso como um desabafo, mas não contra um amigo que eu tenha, mas contra eu mesmo, tem horas que eu poderia ficar quieto e evitar com isso situações constrangedoras como vivenciei em pleno dia do meu aniversário. Um amigo veio conversar comigo e estava contando como foi trabalhar de mesário nessa eleição, de como enfrentou situações adversas, como o caso da mulher analfabeta que foi votar, e a forma como fez para ajudá-la a exercer seu direito de cidadã.

Até aí, tudo ótimo, o problema foi quando com ar professoral eu o interrompi, e o indaguei como pode alguém assim, ir votar? Porque antes não foi procurar um cursinho de alfabetização, que existem aos montes hoje em dia, todos gratuitos e de ótima qualidade, enfim, a pessoa tem que ter força de vontade, tem que ir atrás de aprender a ler e a escrever, para assim poder exercer sua cidadania, com plena consciência.

Quanto mais falava, mais me empolgava, parecia um Lula miniatura, fazendo seus discursos arrebatares no tempo de sindicado, falava com ênfase, com autoridade, com domínio, com grande conhecimento de causa, Até ser interrompido pelo meu amigo com uma cara revoltada dizendo-me “Olha Neto, minha mãe também é analfabeta, não é bem assim”. Depois dessa não me restou trocar de assunto, e perguntar se ele assistiu ao último capítulo da novela. O mundo não é para os manés que acham que sabem tudo.

4 comentários:

Bruno Silva disse...

Vixe. Tive que lembrar d'uns três que tem lá na sala. Me dão nos nervos, pois é explicito como não podemos saber tudo, e formar uma opinião subitamente e cuspir na cara de quem tá ao lado, é no mínimo injusto. AFFS.

Mansur disse...

Eu sou um pouco assim... mas é pq eu gosto de assistir jornal, discutir politica e acabo ficando mto chato.

http://baldepipoca.blogspot.com/ vai lá

SBIE disse...

As vezes é muito bom ter um amigo assim. Ele sabe de tudo, sempre tá vendo mais a frente, só que as vezes também enche o saco. rsss

falo por experiência própria, é melhor tê-los como amigos do que inimigos!
rsss

Visita lá o meu quando puder:
Http://www.indicoesse.blogspot.com

Marcelo A. disse...

Cara, eu tive uma amiga assim. Era irritante. Tudo ela sabia, tudo ela tinha visto, tudo ela conhecia. Até coisas que aprendia na facul, super fechada, inovações da minha área, a mulher sabia. Era impressionante! Mas, no fundo, no fundo, era uma grande blefadora... Não dá pra você saber de tudo muito bem, né?

Rsrsrsrs!

Abração!